terça-feira, 10 de novembro de 2009

SK Gaming entrevista SpawN


Abdisamad “SpawN” Mohamed é um daqueles nomes no e-Sports que não precisam de apresentações. Ninguém pergunta de onde ele é e quem ele é, já que tudo o que fez no passado pelo SK Gaming e Ninjas in Pyjamas jamais será esquecido por quem acompanha de perto o Counter-Strike 1.6.

Após perder Johan “face” Klasson e Frej “kHRYSTAL” Sjöström para o SK Gaming, o H2k Gaming se viu diante de um grande problema para fechar sua line-up até a World Cyber Games 2009. Este problema durou pouco, já que a equipe vice-campeã da WCG Suécia foi buscar na experiência de SpawN e no talento de Jim “zneel” Andersson a força necessária para buscar um bom resultado na Final Mundial da WCG 2009, que começará amanhã em Chengdu, na China.

SpawN, que deixou o SK Gaming em Setembro de 2008, vinha desde então sem jogar oficialmente por nenhuma equipe. Durante este tempo longe das equipes profissionais, o público do CS 1.6 teve a oportunidade de vê-lo em ação pelo Blank, na Extreme Masters III, e pelo Lemondogs, ao lado de jogadores lendários como Christian “vilden” Lidström, Christer “fisker” Eriksson e Emil “striker” Westerberg na Inferno Online League Season 3.

Seu retorno de fato aos campeonatos internacionais foi anunciado no dia 16 de Outubro, quando fechou contrato com o H2k Gaming, inicialmente apenas para jogar a WCG 2009 e a EM 4 – Europa. O portal SK Gaming entrou em contato com ele para saber um pouco mais sobre tudo o que aconteceu com o jogador nesses últimos tempos, e quais são suas expectativas para a competição que começa amanhã.


Você ficou bastante famoso por ter tido passagens brilhantes por times como o SK Gaming e NiP. Por que parar?

A razão é simples: eu estava cansado de jogar. Não era mais tão divertido quanto antes, e eu fiquei sem motivação para continuar jogando. Isso é algo que pode acontecer em qualquer coisa que você esteja fazendo. Então eu decidi que era hora de parar um pouco e fazer outras coisas.

Você se arrepende de ter parado? Você sempre pensou em voltar, como fez agora?

Eu não me arrependo totalmente. Isso era necessário para eu ter o desejo de voltar a jogar. Eu sabia que ia voltar mais cedo ou mais tarde, eu só precisava saber quando eu faria isso.

E teremos de volta o SpawN em sua velha forma, jogando muito, igual era antes desta “pausa”?

Com certeza, isso é só uma questão de tempo. Eu estou treinando muito com o pessoal do H2k. Está indo tudo muito bem e eu acho que vocês terão a oportunidade de nos ver jogar muito bem em um futuro bem próximo.

O que no Counter-Strike fez você voltar?

As grandes competições, é claro. Eu não consigo mais ficar apenas assistindo os jogos pelo HLTV. E também trabalhar com a ZOWIE fez com que a vontade de jogar voltasse. Eu trabalho testando diferentes tipos de equipamentos, em jogos diferentes e com materiais diferentes. Então, depois de um tempo jogando e testando tudo isso, a vontade de voltar a competir falou mais alto.

E qual a maior diferença dos tempos de hoje em relação ao tempo que você jogava, por exemplo, pelo Matrix?

Nossa, muita coisa mudou desde a época em que eu jogava pelo Matrix até hoje. Não dá para comparar aqueles tempos com a situação que temos hoje. Todo mundo está jogando bem mais rápido e com uma mira muito melhor.

E como você está se sentindo jogando no H2k?

Muito bem, estou curtindo muito os meus novos companheiros de equipe. Eu confio no H2k.

Você vem treinando bem forte nesses últimos dias, focando principalmente a WCG 2009. Como estão as coisas?

Para um novo time, é bastante difícil atingir a forma ideal em tão pouco tempo, mas nós estamos tentando isso ao máximo. Nós não tivemos muito tempo até esta WCG, mas nós fizemos de tudo para chegar nela da melhor maneira possível. Eu não posso dizer que estamos completamente prontos, mas nós estamos muito perto disso.

E os seus fãs? Você recebeu muitas mensagens de boas vindas após este retorno?

Recebi sim. Sou muito grato aos meus fãs.

Qual a arma secreta do H2k comparado aos outros times?

Acredito que seja o nosso talento individual. Nós temos ótimos aimers em nosso time.

Vários jogadores profissionais que decidiram parar de jogar e depois voltaram não conseguiram repetir o sucesso que tiveram no início da carreira. Quanto a você, acha que isso pode acontecer também?

Comigo provavelmente não. Eu vim pra ficar, vocês ainda vão ouvir falarem muito de mim.

Você é bastante popular na Ásia. Existe algum plano de ficar por lá com o time após a WCG e promover algo?

Por enquanto não. Assim que terminar a WCG, nós vamos voltar direto para casa. Mas talvez no futuro, isso nós não temos como saber.

Quais as suas expectativas para o H2k na WCG? E quem você gostaria de enfrentar?

No mínimo queremos passar da Fase de Grupos. E eu quero muito jogar contra o fnatic, é claro.

O que você acha sobre a quantidade de equipes de ponta existentes hoje na Suécia? Imagine por exemplo uma competição local com o MYM.se, fnatic, SK Gaming e H2k.

Eu fico muito feliz com o fato da Suécia ter voltado a dominar o cenário do CS. Seria muito legal uma grande competição com todas as equipes tops do país.

Gostaria de fazer alguma consideração final?

Obrigado aos meus fãs. Vou colocar vídeos da WCG no meu blog. Fiquem ligados em spawnblog.com. ZOWIE4LIFE!