segunda-feira, 16 de novembro de 2009

HLTV.org entrevista TaZ após a WCG


Ontem aconteceu a Grande Final de Counter-Strike da edição 2009 da Samsung World Cyber Games. Os poloneses que representaram diversas organizações nos últimos meses e que chegaram à Chengdu sem nenhum patrocínio (lembrando que todas as despesas são pagas pela WCG) enfrentaram os suecos do fnatic que, neste ano, tem vencido quase todos os campeonatos e é considerado o melhor time de 2009.

O confronto foi assistido por milhares de pessoas, que acompanharam uma de_nuke histórica, decidida após 54 rounds. O HLTV.org, portal europeu de CS, entrevistou o capitão Wiktor “TaZ” Wojtas logo após a conquista da WCG 2009. Ele comentou sobre a partida:

Nós realmente não esperávamos vencer a partida em dois mapas. Não foi fácil. Tenho que dizer que a nuke foi o mais complicado mapa e a mais longa partida que já disputamos. Foi um dos melhores jogos da história do Counter-Strkei.

Em razão do atraso da Grande Final de FIFA, que antecedeu a de CS, e da demora no confronto decisivo de Again vs fnatic, os organizadores decidiram tirar a Final do palco e mover para a área normal de competição. O capitão não gostou muito da decisão:

Acho que seria melhor se tivéssemos ficado no palco, pois o público estava aplaudinho e vibrando conosco, mas sem problemas, acho que o jogo no palco foi suficiente para todo mundo.

Train foi o segundo mapa do confronto. Começando de CT, o Again não conseguiu segurar os ataques adversários e acabou indo para o 2º half perdendo por 8 a 7. Entretanto, de Terrorista, os poloneses mostraram táticas bem armadas e um ótimo entrosamento, o que rendeu a eles uma boa vantagem. Faltando apenas um round para ser campeão, o fnatic esboçou uma reação, mas Mariusz “Loord” Cybulski venceu um 1×3 incrível e deu o título à Polônia. TaZ comentou os momentos tensos que sucederam a vitória:

Rolou alguns palavrões entre Loord e GeT_RiGhT porque os caras do fnatic estavam nos provocando, especialmente o Loord. Isso não é legal, digo… isso não é justo. O Loord venceu a partida em um 1×3 em que o fnatic estava na vantagem e ele se descontrolou por isso. Depois, ele pediu desculpas ao GeT_RiGhT e eu queria me desculpar com o Sam [manager do fnatic] por toda esta confusão. Espero que não tenha nenhum sentimento ruim com os caras do fnatic. Nós gostamos uns dos outros” – disse ele, em tom de reconciliação.

Perguntado pelo HLTV.org como é ser bi-campeão da WCG (2006 e 2009), assim como os norte-americanos do 3D, TaZ respondeu:

O 3D venceu no Source, então não é a mesma coisa. Nós vencemos duas vezes no 1.6, a mais dura versão do Counter-Strike. Mas isso signfica muito, duas vezes campeões da ESWC, duas vezes na WCG. Não tenho palavras para explicar meus sentimentos, pois quem poderia esperar que depois de um dia difícil como ontem iríamos trazer nosso melhor hoje?

Dispensados do Vitriolic faltando menos de duas semanas para a WCG, os poloneses viram a história se repetir mais uma vez. TaZ explicou como o time pretende usar os 35 mil dólares da WCG, agora que não está representando nenhuma organização.

Depois de 10 meses sem salário, 10 meses que pagamos tudo do nosso próprio bolso, de nossas próprias economias, iremos guardar esse dinheiro para outro ano difícil. Estou feliz que vencemos para a Polônia, não para alguma organização. Vencemos apenas para nossos fãs. Eu gostaria de agradecer nossos fãs e as outras pessoas por amar o Counter-Strike. Não queremos mostrar uma atitude ruim e dizer a todos que somos os melhores, pois o fnatic, para mim, é o melhor time de 2009. Nós somente queremos vencer um torneio também.